• Quem Somos Investimentos Educacional Blog Call de Abertura Ao Vivo
  • Banco ou Corretora

    Banco ou Corretora? Saiba onde é melhor investir

    13 de setembro de 2017
    Por Carolina Checchia

    Você definiu seus objetivos, seguiu seu orçamento doméstico e disciplinou seus gastos. Sobrou dinheiro para investir no fim do mês. E agora? Onde guardar as economias? Qual o melhor investimento para seus objetivos? Será que é seguro deixar o banco e investir em uma corretora?

    Muitas perguntas passam por nossa cabeça quando o assunto é dinheiro. Afinal, ninguém quer correr riscos desnecessários ou descobrir armadilhas no meio do caminho. O primeiro passo é buscar informação. Leia tudo o que puder sobre investimentos antes de definir onde irá aplicar suas economias. Depois é preciso entender qual é o seu perfil de investidor. Você tem aversão a risco ou assume uma postura um pouco mais ousada em busca de uma rentabilidade maior? Quanto você tem disponível para investir? E em quanto tempo você pretende resgatar esse investimento?

    Depois de responder a todas essas perguntas, talvez você tenha mais claro qual o caminho a seguir. Pode parecer bem mais fácil não pensar em tudo isso e deixar o dinheiro apenas na caderneta de poupança ou no investimento indicado por seu gerente bancário. No entanto, não tomar as rédeas da própria vida financeira pode ter um custo muito alto. Com a poupança rendendo menos, o preço dessa comodidade será a perda de rentabilidade.

    Ah, mas você ainda não se sente seguro para investir em uma corretora, não é? Acha que tomar essa decisão pode ser muito complicado ou custoso? Ou então pensa que corretoras são apenas para investidores agressivos, que realizam diariamente compra e venda de ações, os chamados traders. Mas saiba que isso não é verdade. Uma corretora de investimentos é uma instituição financeira regulada por órgãos federais. Em uma boa corretora, você encontrará investimentos para todos os perfis de poupador e poderá investir seu dinheiro com tranquilidade. Mesmo assim não está convencido? Veja abaixo porque quem investe em uma corretora certificada sai na frente.

    Quais são as vantagens de investir em uma corretora independente?

    Maior variedade de opções de investimento

    Dentro de uma corretora especializada você encontrará um portfólio completo de investimentos. Desde os mais conservadores, como títulos de Renda Fixa e Tesouro Direto, até ações na Bolsa de Valores. A vantagem aqui está em poder montar uma cesta de investimentos e diversificar sem sair da mesma instituição financeira, o que não acontece no caso dos bancos.

    – Maior rentabilidade

    Uma empresa sem ligação com bancos tem maior liberdade para oferecer a você produtos com maior rentabilidade, como CDBs que pagam acima de 120% do CDI. Esse tipo de lucro só está disponível nos bancos para clientes que têm grandes quantias investidas e, por isso, conseguem atendimento diferenciado. Você quer ver seu dinheiro render mais, não é?

    – Atendimento especializado

    Por falar em atendimento, será que seu gerente é especialista em investimentos? Ou essa é apenas uma das funções entre as várias que ele desempenha? Uma corretora é, por definição, uma instituição especializada em investimentos. Ainda não vê diferença? Pense na seguinte analogia: você acha que deixar seu filho com uma babá ou com a vizinha é a mesma coisa que deixá-lo em uma escola, onde ele estará acompanhado de profissionais gabaritados e estará sendo preparado para crescer?

    – Cobrança de taxas

    Aqui, novamente, as corretoras se mostram mais vantajosas. Na Nova Futura Investimentos, por exemplo, não há nenhuma cobrança para abertura de conta. Também há diversos investimentos que não possuem taxas de administração, como os CDBs, LCIs, LCAs e Debêntures, títulos de Renda Fixa que geram mais retorno do que a caderneta de poupança com risco igualmente baixo. Porque você ainda está no banco mesmo?

    – Segurança

    Ah, a segurança. O banco é uma instituição sólida e você acha que seu dinheiro está seguro por lá, não é mesmo? Além disso, você teme sair da zona de conforto. Pois saiba que uma corretora é uma instituição financeira altamente regulada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), vinculada ao Ministério da Fazenda. Além disso, a Nova Futura Investimentos foi certificada com 3 selos pela BM&FBovespa, pela qualidade dos serviços prestados. Seu dinheiro estará seguro e rendendo mais e melhor.

    Não perca mais tempo e nem dinheiro. Abra sua conta. É rápido e grátis.